quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Explosão de fábrica de explosivos mata duas pessoas em Santo Andre-SP


24/09/2009 - 17h42
Duas pessoas continuam internadas após explosão em Santo André (SP)
PublicidadeAlinhar à esquerda
GABRIEL MESTIERIcolaboração para a Folha Online
Pelo menos duas pessoas continuavam internadas até o final da tarde desta quinta-feira após uma explosão em uma casa onde, segundo os bombeiros, funcionava uma fábrica de explosivos em Santo André (Grande São Paulo). Duas pessoas morreram.
Veja imagens da área atingida pela explosãoVeja imagens dos trabalhos de resgate
Segundo o Hospital Municipal de Santo André, para onde foram encaminhadas 12 pessoas feridas no acidente, até as 17h30 oito pessoas já haviam recebido alta, duas foram transferidas para outros dois hospitais, e outros dois feridos permaneciam internados no local em observação. Além disso, uma mulher que estava desaparecida foi localizada no final da tarde de hoje.
Moacyr Lopes Jr./Folha Imagem
Homens do Corpo de Bombeiros trabalham nos escombros da explosão em Santo André
Ainda de acordo com o hospital, nenhuma das pessoas atendidas corria risco de morrer. De acordo com o Corpo de Bombeiros, entretanto, o total de pessoas feridas chegava a 15.
O hospital montou um esquema especial, com psiquiatra e psicólogos, para atender os familiares dos feridos e pessoas em busca de informações.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, a explosão ocorreu por volta das 12h40 e destruiu outras quatro casas e estabelecimentos comerciais da rua Américo Guazzelli.
"A terra tremeu igual a um terremoto, um impacto que nunca tinha sentido. Pensei que fosse o fim do mundo", disse Marilene Aparecida Gomes da Silva, 51 anos, dona de casa, que mora na rua Cotoxó, paralela à rua onde ocorreu a explosão.
Estragos
Em entrevista concedida hoje à tarde, o comandante dos bombeiros do Estado de São Paulo, Luiz Humberto Navarro, afirmou que a explosão provocou estragos em casas localizadas a três quarteirões do local, e ainda causou pequenos danos em um raio de até 80 metros do imóvel.
Segundo Navarro, o acidente ocorreu em uma fábrica de explosivos que funcionava dentro de uma casa. As pessoas que morreram são um homem e uma mulher, cujas identidades ainda não foram reveladas.
Os bombeiros contam com a ajuda de cães farejadores para tentar localizar possíveis soterrados sob os escombros, além de um helicóptero Águia, da Polícia Militar.
Causas
O comandante disse acreditar que a explosão tenha sido provocada por "pólvora armazenada", devido à proporção do acidente. Nem os bombeiros ou a Prefeitura de Santo André souberam informar se o imóvel tinha licença para funcionar como fábrica de explosivos.
A explosão destruiu quatro casas, sendo que a Defesa Civil deverá interditar alguns imóveis na região, mas o número de residências que deverão ser interditadas ainda não foi informado.
Fonte Folha On Line

Nenhum comentário:

Postar um comentário