quarta-feira, 12 de maio de 2010

Explosão em mina na Rússia pode ter sido causada por erro humano, diz Putin



Número de mortos chega a 52; investigadores consideram duas hipóteses para explicar o acidente

MOSCOU - O primeiro-ministro da Rússia, Vladimir Putin, disse nesta terça-feira, 11, que as autoridades estão investigando um possível erro humano como causa da explosão em uma mina no oeste da Sibéria que deixou, até o momento, 52 mortos. As equipes ainda tentam resgatar mais de 30 mineiros presos no local, segundo informações do jornal ameicano New York Times.

As autoridades russas estudam como o gás metano se elevou a níveis tão perigosos em uma mina com equipamentos de segurança tão modernos. Segundo alguns dos mineiros resgatados, houve uma primeira explosão e, quatro horas depois, uma outra detonação atingiu o local.

Um oficial próximo das investigações disse à agência RIA-Novosti que as autoridades consideram duas teorias - interferência no equipamento de segurança ou falhas nesses dispositivos. Sergei Shoigu, ministro de Situações Emergenciais, considera ainda que o gás entrou em contato com a poeira de carvão e gerou a explosão.

"Eu, sinceramente, compartilho das dores. Não estou falando da parte formal da tragédia. Eu simplesmente quero que vocês entendam que não estão sozinhos", disse Putin aos familiares das vítimas.

Shoigu disse ao presidente russo, Medvedev, que os corpos retirados da mina estavam tão desfigurados que ele tinha "cada vez menos esperanças de encontrar alguém vivo". Pelo menos 18 dos mortos eram membros das equipes de resgate que ficaram presos nos túneis entre a primeira e a segunda explosões.

Centenas de mineiros conseguiram deixam o local de escavações depois da primeira explosão. A segunda detonação, ocorrida quatro horas depois, rompeu o duto de ventilação central. Essa pode ser a pior tragédia da mineração russa desde 2007, quando 110 mineiros morreram por conta de uma explosão de gás metano no mesmo local.

Fonte Site Estadao

Nenhum comentário:

Postar um comentário